quarta-feira, 9 de novembro de 2011

NOSSA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, PELO PROGRAMA GESTAR II, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA VITÓRIA


Epaminondas Reis Alves
Franciane Conceição da Silva
Lucivânia da Silva Costa

O Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar- GESTAR II, desenvolvido nas escolas de âmbito municipal, tem como objetivo principal melhorar o desempenho escolar nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, por serem consideradas as responsáveis pelos altos índices de fracasso escolar.
Este Programa vem oferecendo aos professores da rede municipal de ensino a oportunidade de uma formação continuada, que auxiliará na melhoria do desempenho e aprendizagem de seus respectivos alunos. Através das atividades desenvolvidas pelo Gestar II e adaptações feitas pelos professores – cursistas observa-se um melhor desempenho dos educandos, não apenas nas disciplinas dos docentes participantes do GESTAR, porém, educadores de outras disciplinas que não estavam envolvidos diretamente no Programa, observaram uma melhoria das suas turmas de discentes que participaram do GESTAR.
Participar do GESTAR II é uma experiência única na vida de qualquer educador, a constante troca de aprendizado com os formadores da UFRB, coordenadores, com os professores formadores, cursistas e educandos, é um os pontos chaves para o sucesso efetivo do Programa. Isso porque, a troca de informações de atividades de sucesso e também de alguns fracassos, é essencial para que o educador, durante todo o tempo, reveja a sua prática pedagógica, na busca por um aprimoramento profissional.
Além disso, não podemos deixar de citar as oficinas pedagógicas, as transposições didáticas, as atividades de apoio e aprendizagem (AAAs), enfim, todo o material humano e pedagógico, que é de excelente qualidade. Também, não podemos deixar de citar os projetos de intervenção pedagógica, elaborados pelos cursistas tanto de Língua Portuguesa quanto de matemática, que surpreenderam positivamente a todos nós, pela qualidade incontestável. Devemos ressaltar ainda, que o excelente relacionamento entre o coordenador e as tutoras e entre estas e os cursistas foi fundamental paro o bom resultado dos trabalhos realizados.
Poderíamos escrever páginas e páginas falando dos aspectos positivos do GESTAR e da melhoria significativas que este provocou na nossa prática pedagógica e do nosso aprimoramento enquanto educadores. Todavia, a desistência de muitos professores cursistas, que não estavam dispostos a estudar, mas apenas obter certificado, a ausência de cooperação de alguns dirigentes escolares, a falta de material para as atividades, mudanças no calendário, o espaço físico inadequado para a realização das sessões coletivas, enfim, todas as dificuldades que ocorreram durante este ano letivo de 2011, nos afligiram direta ou indiretamente, entretanto, não impediram a realização do nosso trabalho, que, de um modo geral, é um grande ganho para a comunidade e para a educação dos munícipes sanjoseenses.

Ao fim desse processo, afirmamos sem titubear, que estamos muito felizes, pois, mesmo diante de tantos obstáculos, estamos conscientes que demos o nosso melhor para o desenvolvimento educacional da nossa cidade e país, sentindo-nos realizados, pessoal e profissionalmente falando. Diante de todas as incontestáveis conquistas que o GESTAR nos trouxe e sabedores do papel essencial da educação para a melhoria de qualquer país, finalizamos este breve relato com uma citação de Paulo Freire, um grande educador que serve de inspiração para todos nós e que sabiamente afirmou: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário