Epaminondas Reis
Alves
Franciane
Conceição da Silva
Lucivânia da
Silva Costa
O
Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar- GESTAR II, desenvolvido nas escolas
de âmbito municipal, tem como objetivo principal melhorar o desempenho escolar
nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, por serem consideradas as
responsáveis pelos altos índices de fracasso escolar.
Este
Programa vem oferecendo aos professores da rede municipal de ensino a
oportunidade de uma formação continuada, que auxiliará na melhoria do
desempenho e aprendizagem de seus respectivos alunos. Através das atividades
desenvolvidas pelo Gestar II e adaptações feitas pelos professores – cursistas
observa-se um melhor desempenho dos educandos, não apenas nas disciplinas dos
docentes participantes do GESTAR, porém, educadores de outras disciplinas que
não estavam envolvidos diretamente no Programa, observaram uma melhoria das
suas turmas de discentes que participaram do GESTAR.
Participar
do GESTAR II é uma experiência única na vida de qualquer educador, a constante
troca de aprendizado com os formadores da UFRB, coordenadores, com os
professores formadores, cursistas e educandos, é um os pontos chaves para o
sucesso efetivo do Programa. Isso porque, a troca de informações de atividades
de sucesso e também de alguns fracassos, é essencial para que o educador,
durante todo o tempo, reveja a sua prática pedagógica, na busca por um
aprimoramento profissional.
Além
disso, não podemos deixar de citar as oficinas pedagógicas, as transposições
didáticas, as atividades de apoio e aprendizagem (AAAs), enfim, todo o material
humano e pedagógico, que é de excelente qualidade. Também, não podemos deixar
de citar os projetos de intervenção pedagógica, elaborados pelos cursistas
tanto de Língua Portuguesa quanto de matemática, que surpreenderam positivamente
a todos nós, pela qualidade incontestável. Devemos ressaltar ainda, que o excelente
relacionamento entre o coordenador e as tutoras e entre estas e os cursistas
foi fundamental paro o bom resultado dos trabalhos realizados.
Poderíamos
escrever páginas e páginas falando dos aspectos positivos do GESTAR e da
melhoria significativas que este provocou na nossa prática pedagógica e do
nosso aprimoramento enquanto educadores. Todavia, a desistência de muitos
professores cursistas, que não estavam dispostos a estudar, mas apenas obter
certificado, a ausência de cooperação de alguns dirigentes escolares, a falta
de material para as atividades, mudanças no calendário, o espaço físico
inadequado para a realização das sessões coletivas, enfim, todas as
dificuldades que ocorreram durante este ano letivo de 2011, nos afligiram direta
ou indiretamente, entretanto, não impediram a realização do nosso trabalho,
que, de um modo geral, é um grande ganho para a comunidade e para a educação
dos munícipes sanjoseenses.
Ao fim desse processo, afirmamos sem
titubear, que estamos muito felizes, pois, mesmo diante de tantos obstáculos,
estamos conscientes que demos o nosso melhor para o desenvolvimento educacional
da nossa cidade e país, sentindo-nos realizados, pessoal e profissionalmente
falando. Diante de todas as incontestáveis conquistas que o GESTAR nos trouxe e
sabedores do papel essencial da educação para a melhoria de qualquer país,
finalizamos este breve relato com uma citação de Paulo Freire, um grande
educador que serve de inspiração para todos nós e que sabiamente afirmou: “se a educação sozinha
não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.
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